MuBE Virtual > Dados > Ver
Banco de Dados de Esculturas Brasileiras
   
Canto das Sereias
Publicada por Companhia de Restauro

Autor da Escultura:
Nicolina Vaz de Assis Pinto do Couto

Data de Inauguração:
1910

Cidade:
Rio de Janeiro

Estado:
RJ

Endereço:
Jardim Zoológico - São Cristóvão, Rio de Janeiro - RJ, Brasil


ver mapa completo


Imagens:

#phocagallerypiclens 25-phocagallerypiclenscode-shadowbox/53f2526fa6dedf893143f8bbc17fb80c.JPG  #phocagallerypiclens 25-phocagallerypiclenscode-shadowbox/a3162d04a656bb7fff41a24cbd56fd4e.JPG  #phocagallerypiclens 25-phocagallerypiclenscode-shadowbox/3633baa91283d5628da652fbfbac3f8c.JPG  #phocagallerypiclens 25-phocagallerypiclenscode-shadowbox/bbc1cd9e072fe7d285b589d79b362624.JPG  

Autor das fotos:
Companhia de Restauro

Motivo de sua criação:


Histórico da obra e/ou do autor:

Da autora

Nicolina Vaz de Assis Pinto do Couto (Campinas SP 1874 - Rio de Janeiro RJ 1941). Escultora. Inicia-se na escultura em sua cidade natal, sendo conhecida por ter realizado o busto de Campos Salles. Recebe bolsa do Pensionato Artístico do Estado de São Paulo , em 1897, para custear seus estudos na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), no Rio de Janeiro, onde é aluna de Rodolfo Bernardelli. Executa bustos de presidentes de estados, de políticos e personagens ilustres para o Museu da República. Além disso, também constrói esculturas funerárias, como, por exemplo, O Selvagem, de 1898, para o túmulo de José Vieira Couto de Magalhães (1837 - 1898), último presidente da província de São Paulo localizada no Cemitério da Consolação, considerada o primeiro exemplar de escultura art nouveau da cidade. Em 1904, novamente com bolsa do Pensionato, Nicolina vai para Paris, estuda na Académie Julian com os escultores Jean Alexandre Joseph Falguière (1831 - 1900) e Denys Puech (1854 - 1942), ganhadores do Prix de Rome, do Institut de France, e lá permanece até 1907. Casa-se, em 1911, com o escultor português Rodolfo Pinto do Couto (1888 - 1945). Realiza obras públicas em jardins, parques e praças, como O Canto das Sereias, s.d., na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, e Fonte Monumental, 1913 a 1923, em São Paulo, encomendada pela prefeitura. Postumamente, suas obras são expostas no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro, em 1950.
 

Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais



Observações:


Materiais:
Mármore

Natureza:
Escultura

Faça seu login para comentar.

Comentários:



Últimas Atualizações

Mantenedores
Assessoria
MCAtrês